• CONTROLE E MEDIDA PREVENTIVA

    Os pombos são aves comuns em quase todas as cidades brasileiras e em todos os meses do ano. Considerados como símbolo da paz e alimentados por milhares de pessoas, poucos sabem do perigo à saúde pública que estes animais significam. Suas fezes podem conter fungos e outros microorganismos causadores de doenças graves.

    Outros organismos, tais como, piolhos, ácaros e pulgas também podem afetar o ser humano caso esteja próximo a seus ninhos. Armazéns de alimentos humanos ou de animais também podem ser contaminados, especialmente silos que armazenam grãos e sementes. Suas fezes também sujam e destroem o patrimônio, pois são ácidas e deterioram materiais.

    Os pombos vivem em quase todos os tipos de ambientes, especialmente onde vive o homem, pois dele depende sua alimentação e abrigo. Um pombo tipico possui coloração acinzentada, apesar da cor variar do branco ao preto, pesa aproximadamente 370g e mede cerca de 28 cm de comprimento.

    Possuem hábito monogâmico e depois de 8 a 12 dias após a cópula a fêmea deposita um ou dois ovos. Quatro a seis semanas após a postura os filhotes já estäo aptos a sair do ninho. A reprodução se faz em qualquer periodo do ano, conseqüentemente as populações tornam-se numerosas.

    A fêmea é sempre menor do que o macho. Caso os ovos sejam retirados do ninho e ela não esteja separada do macho, ela deposita mais dois ovos, dois dias depois. O ovo pesa aproximadamente 20 g e sua constituição é semelhante à do ovo da galinha. A casca é esbranquiçada e frágil e a clara, quando cozida, apresenta aspecto vítreo.

    O ninho dos pombos é feito de gravetos, capim ou qualquer outro material tal como fio de algodão. Na natureza os pombos vivem de 3 a 4 anos em média, mas existem registros de aves que viveram até 15 anos.

    Os pombos raramente voam para muito longe do local onde costumam repousar, apesar de serem observados bandos de pombos voando sobre as cidades brasileiras, eles sempre repousam sobre construções e monumentos geralmente voltando para o mesmo local. Alimentam-se de uma variedade de grãos, sementes e lixo orgânico.

    O manejo de pombos consiste em algumas adequações comportamentais (não fornecimento de alimento) e estruturais como a inclinação de superfícies de pouso da ave o emprego de acessórios desestabilizadores vedação de espaços emprego de elementos assustadores como visuais, sonoros, aplicação de gel repelente, emprego de armadilhas de captura.

    Para solicitar informações sobre medidas de controle desta praga, favor entrar em contato com nosso Departamento Comercial. (clique aqui)